fbpx

jan 10

Entenda o que é marketing de conteúdo e comece a produzir para o seu escritório!

Vamos conhecer o marketing de conteúdo?

Países emergentes, como Brasil, Indonésia e China, ocupam os topos das listas de pesquisas de países com maior engajamento cliente/empresa nas redes sociais.

Isso se dá pelo fato de que o Brasil tem uma quantidade imensa de heavy users, e o que seria isso?

Bom, em síntese, significa que os brasileiros são uns dos usuários que mais passam tempo conectados à internet e redes sociais diariamente.

Ok, mas o que isso tem a ver com o marketing jurídico e como isso pode impactar nos resultados do seu Escritório Advocacia?

Se temos um grupo enorme de pessoas constantemente conectadas à rede, tudo que precisamos fazer é usar essa plataforma como ponte para alcançar o usuário/cliente.

Além disso, o Marketing Jurídico tem se revelado essencial para garantir um bom relacionamento com os clientes já alcançados.

Por fim, essa estratégia ainda garante que o cliente esteja sempre bem informado sobre os acontecimentos no mundo jurídico, por meio do seu escritório.

Construindo a ponte entre a Advocacia e o Marketing de Conteúdo

Por mais que a realidade que nos cerca seja de inúmeros advogados posicionando-se como influenciadores digitais, nós acreditamos em uma estratégia diferente e vamos te apresentar nesse artigo.

Acreditamos que o marketing de conteúdo seja a ferramenta mais ética e eficaz de que dispomos.

Não deixemos fugir à mente os critérios para o exercício da advocacia, previstos no Código de Ética da Advocacia.

Por que essa preocupação?

É importante lembrar que a profissão da Advocacia é “incompatível com qualquer procedimento de mercantilização”.

Não bastasse isso, especificamente sobre a prática de publicidade na Advocacia, o próprio código de Ética nos traz algumas advertências.

O Código nos adverte que eventuais “anúncios” devem conter finalidade “exclusivamente informativa”.

Esse é momento em que temos que traçar uma linha para diferenciar o marketing convencional do marketing de conteúdo.

 

entenda o que é marketing de conteúdo

 

Qual a diferença entre o marketing tradicional e o Marketing Jurídico pautado em conteúdo?

Diferente do marketing convencional o marketing de conteúdo agrega valor ao conteúdo disponibilizado, o que gera uma autoridade natural ao produtor.

Perceba que essa autoridade não pode ser confundida com autopromoção e o elemento que torna ela viável para advocacia é a finalidade social.

A “finalidade social” é a chave para entender como fazer marketing de conteúdo e o que o torna legal nos termos do Código de Ética da OAB.

No marketing de conteúdo é possível captar clientes, porém essa é apenas a consequência do um interesse natural gerado por um conteúdo de valor.

Como melhorar a comunicação entre potencial cliente e Advogado?

Essa é a ponte que o advogado deve construir com o receptor do seu conteúdo.

Para produzir tal conteúdo é necessário ter em mente que o objetivo não é apenas vender, mas sim “educar” o potencial cliente do escritório de Advocacia.

O que seria educar no contexto da relação Advogado/cliente?

Em outras palavras é se comunicar com o usuário, transferir conteúdo de qualidade, sem se promover.

Nesse sentido, explicando sobre como funciona o serviço e as vantagens dele, para que ele se acostume com o que você tem para oferecer, gerando um interesse natural no receptor ao seu favor.

Lembre-se que para o receptor se familiarizar com o seu conteúdo, e com você, é necessário utilizar uma linguagem comum e que fuja de muito termos técnicos, pois isso não gera empatia.

A linguagem deve tender a ser mais informal, buscando a impressão de uma conversa interessante ao final do dia. Isso constrói confiança, o que colabora para autoridade que pretende ser criada com o interessado.

Falando de algo mais visual agora, ao tentar produzir, procure descobrir quais paletas de cores dialogam mais com o público que pretende alcançar, para isso (caso não seja um designer formado) use soluções que entregam templates pré-configuradas e já nas paletas ideais.

O Canvas pode ser uma ótima solução, simples e sem custo, permitindo que seu conteúdo tenha um upgrade visual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *